Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
12/01/2024 11h30min - Geral
2 meses atrás

PF vai investigar possível fraude que filiou Lula ao PL, partido de oposição ao governo


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal iniciou uma investigação sobre uma possível manipulação nos sistemas da Justiça Eleitoral, relacionada à filiação fraudulenta do presidente Lula do (PT) ao PL, partido que se opõe ao governo. 

Nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula foi listado como "formalmente desligado" do Partido dos Trabalhadores desde 15 de julho de 2023, data em que a falsa filiação ao PL foi comunicada ao TSE. 

O TSE confirmouque a senha usada para acessar o sistema e efetuar a filiação falsa de Lula pertence a uma advogada vinculada ao PL. 

O Palácio do Planalto optou por não comentar o ocorrido. Até o momento, a imprensa busca posicionamentos do PT e do PL, mas não obteve resposta.

É importante destacar que qualquer alteração na filiação partidária de um eleitor deve ser realizada pelo próprio partido de destino, por meio de um representante autorizado. O processo ocorre no sistema Filia, mediante o uso de senha pessoal. 

A investigação interna conduzida pelo TSE apontou evidências claras de falsidade ideológica no incidente, afastando a possibilidade de ataques ao sistema eletrônico ou falhas na programação. 

A modificação na ficha de filiação de Lula já foi revertida, restabelecendo o presidente como membro do PT, partido ao qual está filiado desde os anos 1980 e que ajudou a fundar.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.