6 meses atrás
Petrobras Utiliza Tecnologia de Drones em Primeiro Voo de Longo Alcance para Transporte de Cargas de até 50 quilos
A Petrobras conduziu o primeiro voo de longo alcance utilizando uma aeronave civil remotamente pilotada (RPA), ou drone, sem a necessidade de um piloto a bordo. O teste pioneiro ocorreu em julho, cobrindo um percurso de aproximadamente 180 quilômetros entre a base da empresa em Imbetiba, Macaé (RJ), e a plataforma P-5, localizada na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro.
O principal objetivo deste voo foi testar a viabilidade do uso de drones para transportar cargas de até 50 quilos. Durante o teste, foram coletados dados importantes para o compartilhamento do espaço aéreo com outras aeronaves, determinando as melhores rotas, altitudes e procedimentos de subida e descida. Em nota, a Petrobras destacou que esta tecnologia tem o potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no transporte de cargas leves.
Desde 2018, a Petrobras vem investindo na tecnologia de drones para diversas aplicações, como a inspeção da pintura de plataformas e embarcações e outros trabalhos em altura. Esses drones ajudam a reduzir a exposição dos trabalhadores a riscos. O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, comentou que a iniciativa representa um avanço na descarbonização, pois as RPAs emitem menos gases do que helicópteros. Além disso, essa tecnologia agiliza operações e amplia o período de atendimento logístico, permitindo missões noturnas.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.