4 semanas atrás
Petrobras e Ibama chegam a acordo sobre realização da avaliação pré-operacional na foz do Rio Amazonas

Em reunião realizada na última terça-feira (13), a Petrobras e o Ibama chegaram a um acordo acerca da realização da avaliação pré-operacional na foz do Rio Amazonas, no Amapá. O procedimento que simula uma situação de emergência é o último teste para a liberação da perfuração de um poço de petróleo.
O objetivo dessa simulação é avaliar os planos de emergência e proteção da megafauna feitos pela Petrobras em caso de vazamento de óleo.
Ao final do encontro, técnicos do Ibama e da Petrobras disseram que ainda faltam alguns ajustes para que a data exata da realização da simulação seja definida. A previsão é que ela ocorra no dia 24 deste mês ou na semana seguinte.
Este será o primeiro dos seis poços exploratórios que a estatal planeja perfurar até 2029 na bacia da do Rio Amazonas. Esta é a principal aposta da Petrobras para reposição de reservas de petróleo na próxima década.
A perfuração, no entanto, é alvo de protestos de organizações ambientalistas, que questionam a abertura de uma nova fronteira petrolífera em meio a compromissos pela redução de emissões de gases de efeito estufa.
Em fevereiro, o Ibama recebeu um parecer técnico desfavorável à avaliação pré-operacional devido às preocupações com a proteção da megafauna. Mesmo assim, o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, optou por um parecer alternativo e autorizou que a simulação fosse realizada.
•