Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
06/06/2024 14h00min - Geral
1 mês atrás

Pesquisadores suíços descobriram que parte normalmente descartada do cacau pode produzir chocolates ricos em fibras e com menos carboidratos


Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Cientistas da ETH Zürich, uma universidade na Suíça, descobriram uma nova forma de fazer chocolate que é mais saudável. A equipe reduziu o volume de açúcar refinado, substituindo-o por uma parte do cacau geralmente descartada durante o processo tradicional de fabricação.

Os cientistas desenvolveram um novo processo que utiliza a vagem do cacau, rica em fibras, para fabricar chocolate. Tradicionalmente, essa vagem é descartada, mas a equipe mostrou que ela pode manter a doçura do chocolate com menos açúcar. Além disso, o novo chocolate contém mais fibras do que os convencionais blocos de 100 gramas.

Transformar o fruto da árvore Theobroma cacao no delicioso doce envolve fermentação, torra e moagem das sementes até que se tornem uma pasta fina. A pesquisa da ETH Zürich destacou que a vagem do cacau, normalmente descartada, é rica em doçura e fibras.

O novo processo não só reduz o açúcar necessário para manter a doçura, mas também aumenta o conteúdo de fibra do chocolate. Além disso, permite que partes da fruta normalmente descartadas sejam preservadas e comercializadas. No entanto, a equipe reconhece desafios para tornar o processo viável comercialmente. Kim Mishra, autor principal do estudo, destacou que toda a cadeia de criação de valor precisa ser adaptada, começando pelos produtores de cacau que precisarão de instalações de secagem.

*Fonte: Olhar Digital



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.