8h atrás
Pesquisadores desenvolvem ‘carne vegana’ à base de farinha de girassol

Pesquisadores brasileiros e alemães desenvolveram um novo produto alimentar à base de farinha de girassol que pode substituir a carne de forma saudável e sustentável. O ingrediente é extraído das sementes da planta após a retirada do óleo e passou por processos para se tornar próprio ao consumo humano, como a remoção das cascas e compostos que dificultavam a digestão.
Em duas versões de teste — uma com farinha torrada e outra com proteína texturizada de girassol — os cientistas criaram mini-hambúrgueres enriquecidos com tomate em pó, especiarias e óleos vegetais. A fórmula com proteína texturizada se destacou por apresentar melhor consistência e alto teor de nutrientes como ferro, magnésio e gorduras boas à saúde.
A farinha de girassol se mostrou uma opção promissora por ter sabor e aroma neutros, além de uma excelente composição de aminoácidos essenciais. Esses fatores facilitam sua aplicação na indústria alimentícia, principalmente em produtos que imitam carne.
O estudo, apoiado pela FAPESP e realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) em parceria com o Instituto Fraunhofer IVV, reforça a busca por soluções sustentáveis diante do crescimento do consumo de proteínas vegetais. Além disso, o ingrediente não é geneticamente modificado e tem grande potencial de aproveitamento no Brasil, onde a cultura do girassol está em expansão.
*Fonte: Agência FAPESP
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.