3 semanas atrás
Pesquisador da Embrapa Pantanal Walfrido Moraes Tomas é premiado com o Planet Earth 2025 por inovações ambientais.

O pesquisador Walfrido Moraes Tomas, da Embrapa Pantanal, recebeu o Prêmio Planet Earth 2025, concedido pela Aliança Mundial de Cientistas (AWS), em reconhecimento às suas contribuições excepcionais à ciência e às soluções inovadoras para enfrentar os desafios ambientais globais.
Com uma vasta trajetória acadêmica e profissional, Tomas é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e se especializou em Biologia de Ambientes Inundáveis pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ele é mestre em Ciências de Vida Selvagem pela Universidade do Estado do Oregon (EUA) e doutor em Ecologia e Conservação pela UFMS. Com mais de 30 anos de experiência, Tomas tem se destacado na área de ecologia e conservação, com ênfase no manejo e preservação da fauna do Pantanal, atuando em práticas sustentáveis de pecuária e no combate à caça ilegal de jacarés de pântano no Brasil.
Ao longo de sua carreira, publicou mais de 250 trabalhos científicos e contribuiu para a formulação de políticas ambientais no Brasil. Tomas desenvolveu o sistema Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), que avalia a sustentabilidade da pecuária no Pantanal. Ele também integrou comitês gestores e programas ligados à biodiversidade, como o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Programa Biota-MS, e representou o Brasil em discussões internacionais sobre biodiversidade e ecologia agrícola na OCDE.
Tomas compartilha o Prêmio Planet Earth 2025 com cientistas internacionais renomados, como Katherine Richardson (Dinamarca), Mike Berners-Lee (Reino Unido), Flora Vincent (Alemanha) e Michael E. Mann (EUA), em reconhecimento às suas contribuições para a promoção de soluções inovadoras para a crise ambiental.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.