Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
14/12/2023 13h00min - Cultura
3 meses atrás

Pesquisa indica que 84% da população adulta brasileira não comprou um único livro no último ano

Dados da Câmara Brasileiro do Livro revela como altos preços, falta de livrarias e de tempo afastam brasileiros da leitura

Reprodução/TV Cultura ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Pesquisa da Câmara Brasileiro do Livro (CBL) mostrou que 84% da população adulta brasileira no Brasil não comprou um único livro no último ano. Os principais fatores são os altos preços, falta de livrarias e de tempo.

Além disso, parte da população do país passa muito tempo no celular. Serviços de streaming e redes sociais afastam muitos da leitura.

“O avanço todo das redes sociais, da internet, fez com que a gente tivesse uma comunicação muito mais picada, pulverizada, de atenção por muito pouco tempo”, explica Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação.

Apesar desse comportamento de consumo, a pesquisa aponta que seis em cada dez brasileiros consideram a leitura importante. Para quem não tem o costume, a dica é começar aos poucos, procurar lugares tranquilos e deixar os equipamentos eletrônicos de lado.

“Cria um espaço dentro da sua casa, seu cantinho da leitura ou parque, onde você vai ler, e ali você vai começar a exercitar, é algo que a gente precisa praticar”, afirma a escritora Talita Vinagre.

“A leitura ajuda tudo. Ela ajuda não só na parte mais séria da vida. Auxilia você ser um cidadão crítico, que não é enganado pela massa de mentiras, tipo fake news. Ajuda também a ser um profissional mais qualificado, porque você conhece melhor o mundo, uma pessoa que se conhece melhor, uma pessoa que tem o mundo dos afetos mais amplo”, finaliza Ribeiro.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.