2 semanas atrás
Pesquisa brasileira: biocarvão de laranja pode descontaminar a água

Um estudo recente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostra que um biocarvão feito com resíduos de laranja pode ajudar a descontaminar a água. A pesquisa, publicada na revista Ambiente & Água, revelou que o produto é promissor na remoção de poluentes e bactérias.
O biocarvão foi criado a partir do bagaço gerado na produção de suco de laranja, e testes indicam que ele pode reduzir poluentes e bactérias presentes em águas residuais, ou esgotos. Além disso, o material também tem a capacidade de absorver nitrogênio, potencializando sua eficácia na descontaminação.
De 2021 a 2024, os pesquisadores da UFSCar trabalharam no desenvolvimento do biocarvão. O processo incluiu secagem, moagem, peneiração, carbonização, filtragem e caracterização dos resíduos de laranja, transformando um material que seria descartado em um recurso valioso.
Os testes mostraram que o biocarvão é especialmente eficaz na descontaminação de águas residuais, filtrando poluentes por meio de processos físicos e biológicos. Durante o experimento, amostras de um tanque séptico da UFSCar foram tratadas com o biocarvão, que conseguiu reduzir as concentrações de fósforo e magnésio em 31,5% e 62%, respectivamente, além de remover entre 60% e 70% das bactérias presentes.
Segundo a engenheira e autora do estudo, Mariana Cabrini, o biocarvão é um material simples e de baixo custo, mas com grande eficiência para diversos tipos de tratamento. Os resultados foram melhores do que o esperado, possibilitando a redução no uso de água potável e o aproveitamento de resíduos que seriam descartados irregularmente.
Futuras pesquisas avaliarão a eficácia do biocarvão na remoção de outros contaminantes e explorarão possíveis aplicações para o carbono resultante do processo, ampliando ainda mais seu potencial de uso.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.