3 anos atrás
Perseverance Rover da NASA investiga intrigante leito rochoso marciano

Explorar um local rico em sedimentos neste delta de Marte oferece oportunidades tentadoras para a equipe científica do veículo de seis rodas. Objetivo das amostras coletadas retornarem a terra para análises aprofundadas. (Veja simulação no link abaixo).
O rover Perseverance Mars da NASA começou a explorar uma área que a equipe científica chama de “Yori Pass” perto da base do antigo delta do rio Jezero Crater. Eles estão ansiosos para explorar a região há vários meses, depois de avistar uma rocha semelhante a uma da qual o Perseverance coletou amostras em julho.
A característica é tão tentadora para os cientistas porque é arenito, que é composto de grãos finos que foram carregados de outros lugares pela água antes de assentar e formar a pedra. As amostras do Perseverance são fundamentais para a primeira etapa da campanha de Retorno de Amostras de Marte da NASA-ESA (Agência Espacial Europeia) , que começou quando o rover armazenou em cache sua primeira rocha com núcleo em setembro de 2021.
“Muitas vezes priorizamos o estudo de rochas sedimentares de granulação fina como esta em nossa busca por orgânicos e possíveis bioassinaturas”, disse Katie Stack Morgan, vice-cientista do projeto Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia. “O que é especialmente interessante sobre o afloramento Yori Pass é que ele é lateralmente equivalente a ' Hogwallow Flats ', onde encontramos rochas sedimentares de granulação muito fina . Isso significa que o leito rochoso está localizado na mesma elevação de Hogwallow e tem uma pegada grande e rastreável visível na superfície.”
A busca na cratera Jezero por bioassinaturas (qualquer característica, elemento, molécula, substância ou característica que possa servir como evidência de vida antiga) é um dos quatro objetivos científicos do rover Perseverance . Junto com suas 14 amostras de núcleos de rocha, o rover coletou uma amostra atmosférica e três tubos de teste, todos armazenados na barriga do rover.
Depois de coletar uma amostra de Yori Pass, o Perseverance dirigirá 745 pés (227 metros) a sudeste até uma mega ondulação de areia. Localizada no meio de um pequeno campo de dunas, a ondulação – chamada de “Montanha de Observação” pela equipe científica – será onde o rover coletará suas primeiras amostras de regolito, ou rocha triturada e poeira.
Mais sobre a missão
Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia , incluindo o armazenamento de amostras que podem conter sinais de vida microbiana antiga. O rover caracterizará a geologia e o clima do passado do planeta, abrirá caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos.
As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA, enviariam espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para análises aprofundadas.
A missão Mars 2020 Perseverance faz parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão a se preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho.
O JPL, que é gerenciado pela NASA pela Caltech, construiu e gerencia as operações do rover Perseverance.
https://www.youtube.com/watch?v=t9G36CDLzIg
Fonte: NASA - Última atualização: 17 de novembro de 2022
•