Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
16/08/2023 12h00min - Agricultura
12 meses atrás

Perda de umidade e risco de chuva ameaçam milho a céu aberto no MT.

Ambiente extremamente seco ou chuvas torrenciais são motivos de preocupação

Pixabay ► 
Fonte: Fonte Agrolink



Deixar a produção de milho a céu aberto é uma prática muito comum entre os produtores quando ocorre um déficit de armazenamento devido a grandes colheitas ou pelo fato da colheita de soja  não ter sido totalmente escoada. Essa prática recorrente está trazendo muita dor de cabeça aos produtores, já que as condições climáticas extremas potencializam as perdas. Diante dessa situação urgente, o Sistema de armazenamento em Silo Bolsa surge como uma solução imediata e eficaz para minimizar os prejuízos e garantir a preservação da qualidade da safra. De acordo com as informações da IpesaSilo, um ambiente extremamente seco ou chuvas torrenciais são motivos de preocupação. A região do Mato Grosso, conhecida por sua produção agrícola robusta, enfrenta neste ano condições climáticas adversas que impactam diretamente a colheita de milho.

De um lado o clima está predominantemente seco, fazendo com que o produtor sofre um prejuízo através da quebra técnica - O milho mantem seu metabolismo, e o ambiente externo seco aceleram a perda da umidade, que pode ser maior ao 5% do peso (e do valor) do grão.

Do outro lado temos a iminente chegada das chuvas o que agrava ainda mais a situação, aumentando o risco de danos irreparáveis ao produto exposto ao tempo.

Silo bolsa, armazenamento seguro com baixo investimento e implementação rápida. Amplamente utilizados para armazenamento de grãos em todo mundo - no Uruguai e Argentina, 50% a 60% da produção de grãos é armazenada dessa forma - os silos bolsa são estruturas flexíveis e herméticas, feitas de materiais resistentes e impermeáveis, que permitem o armazenamento de grandes quantidades de grãos de maneira eficiente e segura. A tecnologia de silo bolsa protege os grãos da umidade e da exposição ao ambiente externo, mantendo suas características nutricionais e comerciais.

"A utilização do Sistema Silo Bolsa pode ser uma resposta crucial para os agricultores que enfrentam a perda de umidade e o risco de chuvas", afirma Demian Baum, diretor da IpesaSilo empresa pioneira em armazenamento de grãos em silo bolsa. "Essa tecnologia oferece uma forma eficaz de proteger a qualidade da safra, reduzindo os impactos adversos da umidade e das condições climáticas."



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.