2 meses atrás
Pela primeira vez, mulher assume o comando do Corpo de Bombeiros em Dourados

Pela primeira vez na história, o comando do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2ºGBM) de Dourados passa a ser exercido por uma mulher. A Tenente-Coronel Cláudia Karoline Rodrigues Ribeiro Porto assumiu oficialmente o posto na manhã desta sexta-feira (11), durante solenidade que marcou a troca de comando na corporação.
A oficial substitui o Coronel Muniz, que esteve à frente da unidade por dois anos e onze meses, que se despediu destacando os avanços conquistados ao longo de sua gestão e desejou sucesso à nova comandante.
Cláudia Karoline tem um histórico de pioneirismo no Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul. Formada na Academia de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro, ela é a única mulher oficial do Estado formada na instituição e já foi a primeira mulher a comandar os bombeiros em Fátima do Sul e, mais recentemente, em Ponta Porã.
“Eu tô muito feliz e honrada de estar aqui atendendo a população douradense”, afirmou Cláudia ao Dourados News.
“Meu primeiro comando foi em Fátima do Sul, também como a primeira mulher. Agora, chegando em Dourados, seguimos escrevendo essa história.”
A comandante reconhece os desafios que a esperam em uma cidade com maior demanda e extensão territorial. “É realmente desafiador. Venho da fronteira, de Ponta Porã, mas estou muito ansiosa para alcançar êxito aqui na Grande Dourados. Minha prioridade é o bem-estar dos bombeiros militares e a segurança e prevenção da sociedade. Quero focar principalmente na parte de prevenção”, destacou.
Durante seu discurso de despedida, o Coronel Muniz ressaltou o esforço de sua gestão em fortalecer a tropa e manter o padrão de excelência do atendimento à população. “Desde o início, busquei o conforto e a coesão da tropa. O tempo em Dourados foi fantástico, principalmente pelas conquistas que tivemos”, pontuou.
Ele destacou o avanço do projeto social “Bombeiros do Amanhã”, que qualificou jovens e ajudou a inseri-los no mercado de trabalho, além da revitalização do espírito de equipe, mesmo diante da redução do efetivo.
Uma das marcas de sua gestão foi a retomada da tradicional Meia Maratona do Fogo, que será realizada no próximo dia 21. “É uma semente que plantei, mas quem vai colher é minha sucessora. Saio com o coração apertado, mas com a certeza de missão cumprida.”
O coronel agora assume uma nova função em Campo Grande, onde irá atuar na Diretoria de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros. “É uma nova etapa, com menos contato com as pessoas e mais com a burocracia. Mas é um setor que também impacta todo o Estado”, concluiu.
•