Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/02/2025 14h30min - Tecnologia
4 meses atrás

Pedágio 100% autônomo: novo sistema chega ao Brasil


Imagem: Ecovias/Divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Goiás foi o local escolhido para receber uma modalidade inédita de cobrança de pedágio no Brasil, com um sistema 100% autônomo. Em janeiro, foi implantado na praça de Santa Rita do Novo Destino, localizada na BR-080, a 200 quilômetros da capital Goiânia.

Na prática, todos os usuários que percorrem a região dispõem de um equipamento totalmente automatizado em todas as cabines, sem a necessidade de atendimento por um operador. Para quem assina as tags automáticas, nada muda.

Desde a inauguração, 40 mil motoristas utilizaram a modalidade, segundo a concessionária Ecovias do Araguaia, responsável pelo trecho que atravessa 28 municípios nos estados de Tocantins e Goiás.

As demais praças de pedágio do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080) também disponibilizam a opção autônoma para veículos de passeio, permitindo o pagamento com cartão, mas apenas em uma cabine por sentido da rodovia.

Para utilizar o pedágio autônomo, o motorista deve se dirigir à cabine de autoatendimento sinalizada com uma placa personalizada. Aproximando-se do monitor instalado, o usuário observará no display as opções disponíveis e poderá selecionar a modalidade de pagamento: cartão e/ou dinheiro.

Para cartões múltiplos com ambas as funções, após a inserção do cartão, o usuário deve escolher entre crédito ou débito e validar o pagamento por meio da senha. Após concluir a transação, é possível optar pelo comprovante e seguir viagem.

Se a escolha for pelo pagamento em dinheiro, o motorista deve inserir a nota ou moeda nos locais indicados, aguardar o processamento e a emissão do troco, caso haja. Em caso de dúvidas, é possível solicitar ajuda de um funcionário por meio de uma tecla no totem.

“O sistema de cobrança por meio do autoatendimento possui uma linguagem simples e didática para melhor compreensão de todos, e a concessionária também afixou material informativo na cabine para auxiliar o motorista durante a realização do procedimento”, afirma a empresa.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.