Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
16/04/2024 17h00min - Esporte
3 meses atrás

Paris 2024: chama olímpica é acesa durante cerimônia em Olímpia, na Grécia

101 dias antes do início da competição, tocha percorrerá territórios franceses

Foto reprodução: X @Paris2024 ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



A chama olímpica, símbolo dos Jogos Olímpicos, foi acesa em frente às ruínas do templo de Hera, durante uma cerimônia em Olímpia, na Grécia, nesta terça-feira (16).

O figurino das atrizes que interpretaram as sacerdotisas contou com uma novidade: no lugar do tradicional branco, os vestidos ganharam tons cinzas inspirados nas colunas gregas.

Durante a tradição, no entanto, nuvens impediram que a chama fosse gerada por raios de sol com a ajuda de um espelho parabólico, o que fez com que fosse preciso um plano B. A solução encontrada foi a utilização da que havia sido acesa no ensaio realizado na segunda-feira (15).

101 dias para o começo da Olimpíada, a tocha circulará por territórios franceses. Ao todo, percorrerá 400 cidades e territórios ultramarinos, como a Guiana Francesa, Nova Caledônia, Reunião, Martinica, Polinésia Francesa e Guadalupe.

Agora, segue para o Coubertin Grove, um memorial que abriga a Academia Olímpica Internacional, que dará início a um revezamento com 550 pessoas durante 11 dias até Atenas, com destino ao Estádio Panatenaico.

O evento é uma referência a entrega oficial da chama para o Comitê Organizador dos Jogos. Dali, irá para a França, com previsão de chegada em Marselha no dia 8 de maio. O processo deve contar com a colaboração de 10 mil pessoas. O primeiro condutor foi o remador grego Stéfanos Doúskos, que foi medalha de ouro do skiff simples, em Tóquio.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.