3 anos atrás
Pantanal em destaque: sul-mato-grossenses participam de feira no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, eles participaram da Semana Pantaneira, uma mostra Casa Brasil Central, no CRAB, oportunizada pelo Sebrae MS.

Dois sul-mato-grossenses pantaneiros, ganharam destaque nacional, com os talentos que possuem na culinária e na música, um do município de Ladário e outro de Miranda, os dois unidos pela tradição pantaneira foram para o Rio de Janeiro participar da Semana Pantaneira, uma mostra Casa Brasil Central, no CRAB, oportunizada pelo Sebrae MS.
Há mais de 60 anos, o artesão, Sebastião de Souza Brandão, de 78 anos, se dedica ao cururu, um ritmo em que uma história é contada pelo curueiro, enquanto toca a Viola-de-Cocho.
Ensinamentos que continuam sendo compartilhados, em uma oficina, nos fundos de casa, Sebastião ensina a arte de fazer a Viola-de-Cocho. O que rendeu em 2013, uma homenagem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O trabalho ganhou destaque nacional, e Sebastião foi convidado a participar da semana pantaneira no centro do Rio de Janeiro este mês.
Ele não foi o único pantaneiro presente na feira nacional, o cozinheiro de comitiva, Edson Lopes da Silva também se apresentou no evento.
Aos 50 anos, ele saiu de Miranda, cidade distante a 190 km de Campo Grande, com destino ao Rio de Janeiro, para mostrar um pedacinho da sua cultura.
Fonte: G1/MS
•