Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
16/03/2024 13h00min - Mato Grosso do Sul
4 semanas atrás

Pantanal deve ter neste ano a maior estiagem da década


Foto reprodução: Agraer ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Diversos elementos estão contribuindo para uma diminuição significativa na quantidade de chuvas no Pantanal desde outubro do ano passado. 

Um relatório apresentado pela Marinha do Brasil, elaborado com base em informações de outras entidades, indicou que, neste ano, o bioma poderá registrar cerca de 40% menos precipitação. 

A previsão para os próximos meses é de que a estiagem persista, podendo ser caracterizada como a mais intensa dos últimos dez anos. 

A média histórica para a área é de 1.113,3 milímetros entre outubro e abril/maio. No entanto, para o mesmo período entre 2023 e 2024, espera-se que o volume fique entre 700 mm e 800 mm, o que terá um impacto direto nos níveis dos rios da bacia do Paraguai.

A falta de chuvas, que vem se acentuando na região, foi discutida durante a Reunião de Avaliação do Período Chuvoso na Bacia do Rio Paraguai (Pantanal), realizada em 26 de fevereiro, e cujo relatório foi divulgado nesta semana.

O encontro foi promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e contou com a participação de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem-MCTI), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), além da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6) da Marinha do Brasil.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.