27min atrás
Operação nacional contra tráfico de animais resgata quase 800 bichos e prende 18 pessoas
Uma megaoperação nacional contra o tráfico de animais silvestres resgatou quase 800 bichos retirados ilegalmente da natureza e prendeu 18 pessoas nesta quarta-feira, 29. Sete prisões foram preventivas e 11 em flagrante.
A operação teve como objetivo desmantelar redes criminosas envolvidas na captura, transporte e venda de animais silvestres, principalmente aves dos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, algumas ameaçadas de extinção.
Em Mato Grosso do Sul, equipes do Instituto de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental vistoriaram 35 locais em Campo Grande, Bataguassu, Batayporã e Ivinhema.
Entre os 116 mandados cumpridos em todo o país, foram apreendidos armas, veículos, dinheiro, documentos falsificados, celulares e centenas de gaiolas. Espécies como papagaios, trinca-ferros, coleirinhos, tucanos, quelônios e gatos de bengala foram encontradas em condições precárias.
Os animais resgatados estão sendo encaminhados para centros de reabilitação do Ibama e de órgãos estaduais. Após tratamento veterinário, os que recuperarem condições de sobrevivência serão devolvidos à natureza.
•

