2h atrás
ONU envia carta a Lula com reclamações sobre falhas de segurança na COP30
A COP30, realizada em Belém (PA), enfrentou uma semana marcada por tensões. A ONU criticou a segurança e a infraestrutura do evento após um grupo de manifestantes invadir a área restrita das negociações.
Em carta ao governo brasileiro, o secretário da UNFCCC, Simon Stiell, apontou falhas como falta de ação das forças de segurança, problemas de ar-condicionado e vazamentos em pavilhões. O governo respondeu dizendo que já está adotando medidas para corrigir as falhas.
Paralelamente, as negociações sobre adaptação às mudanças climáticas avançam com dificuldade. Países árabes, africanos e latino-americanos divergem sobre como medir e implementar a Meta Global de Adaptação, o que trava o processo.
Há também pressão dos países em desenvolvimento por mais financiamento para enfrentar os impactos do aquecimento global.
Apesar das tensões, o Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciou novos investimentos voltados para ações climáticas, enquanto episódios políticos, como a demissão de um ministro sul-africano durante a conferência, também chamaram atenção.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

