2 semanas atrás
ONU alerta para cenário catastrófico com rápida elevação do oceano pacífico e exige ação global imediata
A ONU emitiu um alerta sobre a rápida elevação do Oceano Pacífico, que está criando um cenário catastrófico. António Guterres, secretário-geral da ONU, pediu a redução drástica das emissões de gases poluentes e o fim do uso de combustíveis fósseis, destacando que a crise é inteiramente causada pela humanidade. Ele ressaltou que o nível do mar está subindo a taxas sem precedentes nos últimos 3 mil anos, devido ao aquecimento global impulsionado pela queima de combustíveis fósseis.
Segundo a ONU, o oceano absorveu mais de 90% do aquecimento global nas últimas cinco décadas, com as temperaturas mensais do oceano batendo recordes contínuos e as ondas de calor marinhas se tornando mais intensas e frequentes. A elevação do nível do mar tem amplificado a frequência e a gravidade de tempestades e inundações costeiras. Estudos da Organização Meteorológica Mundial e da ONU revelam que ilhas do Oceano Pacífico são especialmente vulneráveis, com grande parte da população e infraestrutura localizadas próximas ao nível do mar.
Relatórios indicam que, sem cortes drásticos nas emissões, as ilhas do Pacífico enfrentarão um aumento significativo no nível do mar, levando a inundações costeiras mais frequentes. Um aumento global de 2°C em relação aos níveis pré-industriais pode causar um colapso das camadas de gelo dos polos, resultando em uma elevação do nível do mar de até 20 metros ao longo dos próximos milênios, o que condenaria o futuro da humanidade.
Para evitar essa catástrofe, Guterres destacou a necessidade de reduzir as emissões globais em 43% até 2030 e 60% até 2035, além de eliminar o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento. Ele pediu que os governos apresentem novos planos de ação climática até 2025 e que o mundo aumente significativamente o financiamento e o apoio para os países mais vulneráveis, especialmente as ilhas do Pacífico.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.