Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/07/2023 13h00min - Mato Grosso do Sul
8 meses atrás

Onça-pintada é filmada descansando na Serra do Amolar

Esta foi a primeira vez que os pesquisadores avistaram uma onça-pintada sobre uma árvore na região de Corumbá

Reprodução: Campo Grande News/Crédito foto: Diego Viana ► 
Fonte: Fonte Campo Grande News



Uma onça-pintada foi flagrada deitada em paliteiro próximo ao Rio Paraguai, na Serra do Amolar, região de Corumbá. O registro feito pelo biólogo do Instituto Homem Pantaneiro, Sérgio Barreto, e mostra o espetáculo que é "ver de perto" um dos maiores felinos do mundo. Segundo médico veterinário, é a primeira vez que os pesquisadores encontram uma onça em cima de árvore nesta região. As imagens foram registradas na quarta-feira (26). 

De acordo com o biólogo, a onça foi vista enquanto ele e uma equipe procuravam por paliteiros, que são árvores que já foram queimadas, quando viu algo que se assemelhava ao formato de uma onça. "Fui chegando perto e quando enxerguei o formato das patas e as rosetas, eu não estava acreditando. Comentei que poderia ser uma onça. Depois que eu falei para o pessoal do barco, foi uma emoção geral", destacou Sérgio.

Ele pontua que ter visto o animal foi "como um sinal", porque a expedição durante o dia havia sido complicada. "A gente perdeu a noção do tempo. Nem sei como explicar como essa onça-pintada estava ali, daquele jeito, naquele lugar. É uma força da natureza", finalizou o biólogo. 

De acordo com o médico veterinário do IHP, Diego Viana, em oito anos do programa Felinos Pantaneiros, diversos avistamentos ocorreram, mas nunca de uma onça-pintada em cima de árvore naquela região. "A árvore onde a onça-pintada foi encontrada é emblemática para gente, como pantaneiro, pesquisador. Ela foi queimada anteriormente, mostra essa cicatriz do passado. E agora pode estar servindo de refúgio", destacou Diego. 



•  

Campo Grande News
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.