3 meses atrás
Olímpiada de Matemática bate recorde de escolas inscritas na 20ª edição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) alcançou recorde de participação em sua 20ª edição. O número é o maior desde que a competição foi criada, em 2005.
Segundo o governo federal, estão inscritas 57.222 unidades escolares, representando 5.566 municípios, uma cobertura de 99,93% das cidades do país.
Neste ano, a competição reunirá 18,6 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas e privadas.
A Olimpíada estimula o aprendizado da matemática, revela jovens talentos e atua na promoção da inclusão social por meio do conhecimento.
Em 2025, a OBMEP distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze. Também serão entregues 51 mil certificados de menção honrosa.
Além disso, a competição vai premiar os melhores desempenhos estaduais, com a entrega de pelo menos 20,5 mil medalhas.
Aqueles que forem premiados com medalhas nacionais de ouro, prata ou bronze garantem vaga no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de R$ 300 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para alunos de escolas públicas.
As provas são divididas em duas fases. A primeira será em 3 de junho. Já a segunda, em 25 de outubro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 22 de dezembro.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.