6 meses atrás
Obras de expansão do Aeroporto de Dourados concluídas; Infraero assume gestão
Mais de três anos após iniciar a construção de uma nova pista no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro concluiu as obras em 19 de julho deste ano. O projeto começou em 1º de maio de 2021 e foi anunciado nas redes sociais do 9º BEC, detalhando o número de pessoas envolvidas e o cronograma.
O 9º Batalhão de Engenharia de Construção, supervisionado pelo 3º Grupamento de Engenharia, conduziu a Operação Dourados, ampliando e restaurando a pista do aeroporto. As obras incluíram terraplanagem, construção de sistemas de drenagem, redes elétricas e hidráulicas nos primeiros dois anos. Entre 2023 e 2024, realizaram a pavimentação, construção do pátio de aeronaves, sinalização e instalação de sistemas de navegação aérea, comunicação e iluminação. A fase final focou na preparação da pista de pouso e decolagem.
A operação envolveu 293 militares, equipamentos e veículos do Exército. Agora, a liberação do funcionamento do aeroporto está na fase burocrática, com trâmites junto aos órgãos de aviação civil e negociações com companhias aéreas para retomar a comercialização das passagens, ainda sem prazo definido.
Recentemente, um convênio entre a prefeitura de Dourados e a Infraero transferiu a gestão do aeroporto para a Infraero. A empresa assumirá a administração e operação, incluindo vistorias, segurança, manutenção e serviços financeiros por um contrato inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação até 60 meses.
Segundo Rogério Barzellay, presidente da Infraero, essa parceria visa fortalecer a aviação regional, com equipes capacitadas para apoiar o desenvolvimento do aeroporto, demonstrando o compromisso de ambas as partes com a melhoria da infraestrutura aeroportuária local. Até o momento não há informação sobre o início das operações no Aeroporto.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.