Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
17/07/2023 11h00min - Mato Grosso do Sul
8 meses atrás

Obra de ponte avança em Murtinho, mas trecho que cabe ao DNIT enfrenta atraso.


Foto reprodução: Semadesc ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Cerca de 500 pessoas de nacionalidades brasileira e paraguaia seguem em ritmo intenso para finalizar a colocação de estacas, subir pilares e instalar vigas para dar forma à ponte estaiada que está sendo construída em Porto Murtinho.

Empreendimento de cerca de  100 milhões de dólares, a ponte sobre o Rio Paraguai é financiada pelo lado paraguaio da Itaipu Binacional dentro do plano de criação da Rota Bioceânica, um trajeto que vai de São Paulo, no Oceano Atlântico, ao Chile, no Oceano Pacífico. Por meio da ponte, Murtinho terá ligação à cidade paraguaia de Carmelo Peralta, superando a separação que o rio provocava.

Enquanto essa parte do empreendimento vai sendo realizada por um consórcio  de três empresas, uma do país vizinho, uma do Paraná e outra de São Paulo, existe a expectativa para o início da obra que cabe ao Governo Federal: um contorno, com 13 quilômetros de extensão, localizado entre o km 678 e o km 691 da BR-267, uma praça para abrigar os serviços aduaneiro e policial, de 20 mil m², e um acesso elevado à ponte.  Havia uma previsão de que o edital para a contratação da empresa ou consórcio para a realização fosse lançado em abril, o que não aconteceu. O atraso é devido à conclusão do projeto executivo para a obra.

No final de 2020, foi selecionada uma empresa paranaense para esse projeto pelo valor de 1 milhão e 500 mil reais. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) em Brasília será o responsável pela seleção.

Ainda falta aprovar o projeto executivo e a nova previsão é de lançamento do edital para a obra em até três meses após a confirmação do projeto executivo. 



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.