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19/02/2025 18h00min - Esporte
1 mês atrás

O que se destaca com as novas mudanças da Ferrari de Leclerc e Hamilton


Divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O SF-25 é uma evolução do carro de 2024, mas traz mudanças significativas e inovadoras.

Embora o verdadeiro SF-25 - assim como todos os outros carros de 2025 - não tenha estado presente no palco do F1 75 Live na última terça-feira (18) no evento de 75 anos da Fórmula 1 em Londres, agora que a Ferrari cumpriu sua promessa de enviar fotos à imprensa, podemos entender melhor alguns pontos, apesar de algumas partes terem sido removidas na edição e outras ainda estarem em desenvolvimento para a primeira corrida.

A Ferrari implementou mudanças importantes no carro, visando que Charles Leclerc e Lewis Hamilton busquem o primeiro título mundial da equipe desde 2008.

A principal mudança na nova Ferrari de Leclerc e Hamilton está na suspensão dianteira. A Ferrari optou por uma suspensão pull-rod, ou tirante, em vez da tradicional haste de tração (push-rod) que utilizava anteriormente. Essa mudança coloca as peças internas da suspensão mais baixas no chassi, reduzindo o centro de gravidade e economizando peso. Além disso, o tirante tem vantagens aerodinâmicas, proporcionando um fluxo de ar mais limpo sobre o carro. Esta alteração é semelhante ao que McLaren, Red Bull e Mercedes já implementaram, permitindo mais opções de desenvolvimento futuro.

A Ferrari decidiu mudar para a suspensão pull-rod em 2025 após concluir que não havia mais possibilidades de desenvolvimento com a haste de tração. Esta escolha também impacta a medida de anti-mergulho do carro, que ajuda a evitar que o nariz do carro "mergulhe" ao frear, embora a Ferrari tenha sido menos agressiva que a McLaren nesse aspecto. A equipe explica que essa mudança visa obter um fluxo de ar mais limpo em todo o carro e aumentar as opções de desenvolvimento futuro, alinhando-se com as práticas das equipes concorrentes.

Entre as principais mudanças, o cockpit foi movido um pouco mais para trás, um pedido que Lewis Hamilton já havia feito na Mercedes. Isso proporciona uma melhor distribuição de peso e faz com que a seção dianteira do chassi seja 45 milímetros mais longa do que no ano passado. Além disso, a caixa de câmbio na traseira ficou mais compacta.

Na parte dianteira do carro, o nariz é um pouco mais estreito para reduzir a resistência, e a asa dianteira está mais alinhada com a abordagem da McLaren, tornando-se mais flexível. A McLaren e a Mercedes já usavam asas dianteiras bastante flexíveis no ano passado, enquanto a Ferrari e a Red Bull eram mais conservadoras. No entanto, com controles mais rígidos sobre as asas dianteiras a partir do GP da Espanha, a Ferrari e a Red Bull serão forçadas a se adaptar para evitar desvantagens nas primeiras corridas do ano.

Os sidepods também passaram por mudanças significativas. As entradas horizontais são mais estreitas, mantendo a forma de P combinada com uma abertura vertical, similar à Mercedes e McLaren. A carroceria se estende mais na parte superior, proporcionando um fluxo de ar mais limpo. Os sidepods foram cortados na parte inferior para melhorar o fluxo de ar sobre as bordas do assoalho. Embora a traseira do carro ainda não revele muitos detalhes, a Ferrari parece estar mantendo a suspensão traseira pull-rod, apesar de essa mudança ser significativa e exigir recursos divididos entre os projetos de 2025 e 2026. A asa traseira atualizada lembra um pouco a da Mercedes.



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