6 meses atrás
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona lei de manejo do fogo no Pantanal
Em visita ao Mato Grosso do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a importância do Pantanal e exaltou o trabalho dos brigadistas locais.
Nesta quarta-feira (31), em Corumbá, localizada a 420 quilômetros de Campo Grande, o presidente Lula sobrevoou áreas do Pantanal atingidas por incêndios e sancionou a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. Em um discurso emocionado, o presidente elogiou o empenho dos brigadistas no combate às chamas e destacou a relevância da nova legislação para a prevenção de incêndios no país.
Lula sublinhou a dedicação dos brigadistas ao observar de perto o esforço árduo realizado na região. Além disso, ressaltou sua conexão pessoal com o Mato Grosso do Sul e a grandiosidade do Pantanal. "Tenho um vínculo especial com este estado. O Pantanal é de uma grandiosidade incrível. Um país que possui um território como o Pantanal e não cuida dele, não merece o Pantanal. Este é um patrimônio da humanidade. Estou orgulhoso dos brigadistas", declarou, enaltecendo a riqueza natural da região e a necessidade de preservação.
Ao sancionar a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, Lula enfatizou que a nova lei representa um avanço importante no combate aos incêndios no Brasil. "Esta lei será um marco na luta contra incêndios no país. Estamos reconhecendo o trabalho extraordinário de todos, um projeto majoritariamente feito por vocês [brigadistas]", afirmou o presidente.
O projeto busca prevenir e combater incêndios florestais de forma integrada, combinando conhecimentos técnicos, científicos e tradicionais. A legislação reconhece o papel ecológico do fogo e respeita as práticas tradicionais de comunidades indígenas e quilombolas, permitindo o uso controlado do fogo em atividades específicas para conservar ecossistemas e minimizar os impactos ambientais.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.