Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
12/06/2024 16h00min - Ciência
10 meses atrás

O Massachusetts Institute of Technology (MIT), desenvolve concreto inovador capaz de armazenar energia


Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Uma equipe de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), liderada por Damian Stefaniuk, desenvolveu um tipo de concreto capaz de armazenar energia, funcionando como um supercapacitor. Esse material inovador é uma mistura de água, cimento e negro de carbono, um material altamente condutor usado na fabricação de pneus de carros.

Embora o concreto supercapacitor possa aliviar a pressão sobre a rede elétrica ao armazenar energia verde, ele não é adequado para armazenamento a longo prazo como as baterias de íon-lítio, devido à sua rápida carga e descarga. Possíveis aplicações incluem estradas que carregam carros elétricos sem fio e construções com paredes, fundações ou colunas capazes de armazenar energia.

Atualmente, existe apenas uma amostra do concreto, que pode energizar um LED de 10 watts por 30 horas. Se ampliada, a tecnologia poderia ajudar significativamente no armazenamento de energia renovável, de acordo com Stefaniuk.

Os pesquisadores acreditam que esse concreto pode ser revolucionário ao fornecer maneiras alternativas de armazenar energia verde, cuja geração pode variar ao longo do dia. A inovação pode ser um complemento importante para as baterias convencionais, proporcionando soluções criativas para o futuro da energia.

O projeto dos pesquisadores também foi divulgado no site do MIT.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.