2 anos atrás
O importante papel das empresas na diminuição da emissão de gases poluentes
A pauta da sustentabilidade

A pauta da sustentabilidade e das mudanças climáticas tem sido uma das grandes bandeiras levantadas pelas empresas de todo o mundo. Isso não é por acaso, os danos crescentes produzidos por algumas atividades econômicas podem representar um risco real para o planeta. Com isso, muitas empresas têm se responsabilizado mais e adotado posturas mais contundentes em relação à emissão de CO2.
A agropecuária brasileira, por exemplo, conseguiu mitigar 170 milhões de toneladas de CO2, o que é equivalente a uma área de 52 milhões de hectares, isso tudo dentro do período de 2010 a 2020. Por ser uma atividade diretamente responsável pela saúde econômica do Brasil, o setor agropecuário foi um dos pioneiros a traçar metas ambiciosas para conseguir diminuir a emissão de gás carbônico no país.
Além do agro, empresas de automóveis, que são responsáveis por emitir uma quantidade massiva de gases que causam o efeito estufa, estão tomando algumas medidas que mitigam a emissão desses gases. Entre os esforços que as montadoras estão adotando, está o investimento em tecnologias híbridas e a eletrificação de seus principais modelos. Entretanto, como mostra esse relatório de 2021 esse relatório de 2021, elaborado pela empresa de aposta esportiva NetBet, nenhum dos dez fabricantes de automóveis mais vendidos cumpriu a meta de emissões médias de 95 CO2g/km para toda a frota da UE, recentemente.
Por que é importante que as empresas diminuam a emissão de CO2 da atmosfera?
As empresas, assim como qualquer outro agente econômico, têm prioridades a seguir. É evidente que vender e lucrar são importantíssimos para que as empresas continuem com suas operações e supram suas respectivas demandas. Entretanto, existe um risco sistêmico dentro das atividades de todos os setores da economia, esse risco está relacionado a “saúde” do planeta.
Por isso, adotar medidas sustentáveis ao meio ambiente não é algo ineficiente, pelo contrário, é uma visão de longo prazo. Visto que, a sustentabilidade do planeta significa, entre outras coisas, a continuidade das atividades empresariais. Cada vez mais, estamos vendo marcas importantes praticarem a “compensação” da emissão de carbono, isto é, o plantio de árvores em uma cota relativa ao que a empresa estima que tenha sido a sua emissão de CO2. Ajudando assim no equilíbrio do clima, no aumento e conservação da biodiversidade de espécies.
Além das empresas do setor agrícola, quais outras marcas estão se empenhando em criar medidas sustentáveis?
É importante lembrar que, apesar de medidas estarem sendo adotadas no mercado brasileiro, nenhuma das empresas do país têm a obrigação legal de redução da emissão de carbono. A única exceção é o setor de distribuição de combustíveis fósseis. Atualmente, o que acontece é a busca, pelas empresas, de medidas voluntárias para compensar suas emissões para descarbonização e se tornar “carbono zero”.
Algumas grandes marcas brasileiras, como a Natura, o Boticário e a JBS anunciaram, recentemente, que vão adotar medidas que buscam reduzir a emissão de carbono em até 50%. Essas medidas passam pela automação dos processos de operação das empresas. Trazendo a tecnologia para ser um importante aliado na sustentabilidade do planeta, sem onerar a produção ou trazer prejuízo econômico.
Fonte: Agrolink
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