Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
14/03/2024 14h20min - Tecnologia
1 mês atrás

O gerador de texto para vídeo Sora da OpenAI estará disponível publicamente ainda este ano


Imagem gerada : OpenAI ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Em breve você poderá experimentar o movimentado gerador de texto para vídeo da OpenAI. Em entrevista ao The Wall Street Journal , Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI, disse que Sora estará disponível “este ano” e que “pode levar alguns meses”.

A OpenAI exibiu pela primeira vez o Sora , que é capaz de gerar cenas hiperrealistas com base em um prompt de texto, em fevereiro. A empresa disponibilizou a ferramenta apenas para artistas visuais, designers e cineastas, mas isso não impediu que alguns vídeos gerados por Sora chegassem a plataformas como X.

Além de disponibilizar a ferramenta ao público, Murati afirma que a OpenAI tem planos de “eventualmente” incorporar áudio, o que tem potencial para tornar as cenas ainda mais realistas. A empresa também deseja permitir que os usuários editem o conteúdo dos vídeos que Sora produz, já que as ferramentas de IA nem sempre criam imagens precisas . “Estamos tentando descobrir como usar essa tecnologia como uma ferramenta com a qual as pessoas possam editar e criar”, disse Murati ao Journal .

Quando pressionado sobre quais dados a OpenAI usou para treinar Sora, Murati não foi muito específico e pareceu se esquivar da pergunta. “Não vou entrar em detalhes sobre os dados que foram usados, mas eram dados publicamente disponíveis ou licenciados”, diz ela. Murati também diz que não tem certeza se usou vídeos do YouTube, Facebook e Instagram. Ela apenas confirmou ao Journal que Sora utiliza conteúdo da Shutterstock, com a qual a OpenAi tem parceria .

Murati também disse ao Journal que Sora é “muito mais caro” para alimentar. A OpenAI está tentando disponibilizar a ferramenta “a custos semelhantes” ao DALL-E, o modelo de texto para imagem de IA da empresa, quando for lançado ao público. Você pode ver ainda mais exemplos de que tipos de vídeos esta ferramenta pode produzir no relatório do Journal , incluindo um touro animado em uma loja na China e uma sereia revisor de smartphone.

À medida que nos aproximamos das eleições presidenciais de 2024, as preocupações sobre as ferramentas generativas de IA e o seu potencial para criar desinformação só aumentaram. Quando for divulgado, Murati diz que Sora provavelmente não será capaz de produzir imagens de figuras públicas, semelhante às políticas do DALL-E. Os vídeos também terão uma marca d'água para diferenciá-los dos vídeos reais, mas, como aponta Emilia David, as marcas d'água não são uma solução perfeita.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.