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29/05/2023 19h00min - Mato Grosso do Sul
2 anos atrás

O Deputado Pedrossian Neto (PSD) esclarece sobre reativação da ferrovia em MS

O parlamentar destaca que Mato Grosso do Sul hoje não conta com uma ferrovia, devido a um histórico de concessões mal sucedidas

Foto reprodução: Luciana Nassar/ALEMS ► 
Fonte: Fonte Assembleia Legislativa Mato Grosso do Sul



ALEMS/Por: Lilian Veron   Foto: Luciana Nassar

O parlamentar fala sobre as audiências públicas que a ALEMS realiza no interior para discutir a inclusão do ramal de linha férrea, ligando Campo Grande a Ponta Porã na relicitação da Malha Oeste apresentadapela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). Na proposta da Agência está prevista arelicitaçãode Corumbá a Mairinque no Estado de São Paulo.

Pedrossian explica que o motivo dessa mobilização é para que a ANTT reconsidere e inclua no processo de relicitaçãoo ramal que passa pelos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, distrito de Itahun (Dourados) e por Maracaju com destino a Ponta Porã.

O parlamentar destaca que Mato Grosso do Sul hoje não conta com uma ferrovia, devido a um histórico de concessões mal sucedidas, que levaram ao sucateamento e desativação da malha férrea. “Essa discussão sobre a relicitação é um tema muito importante, eu diria vital para o Mato Grosso do Sul. Estamos falando de uma concessão de 60 anos, nossas ações hoje implicam para gerações futuras, queremos aprofundar o debate e não deixar o ramal de fora”, comenta.

De acordo com o parlamentar, o estudo de viabilidade técnica da ANTT subestimou a produção da região, um dos principais pólos agrícolas do estado. “Apontaram nos estudos que seriam transportados apenas 200 mil toneladas de grãos até 2035. Porém esse dado não se sustenta, pois na nossa principal fronteira agrícola, só de soja,produzimos 15 milhões de toneladas. Mato Grosso do Sul produziu 23 milhões de toneladas de soja, sem contar com a cana de açúcar, eucalipto, lubrificantes, combustíveis”, argumenta Pedrossian Neto.

O parlamentar reforça que a Assembleia não estará omissa nesse debate e que tem o apoio do governador Eduardo Ridel, dos prefeitos, dos vereadores, deputados federais e até de dirigentes do Paraguai que tem interesse nessa ferrovia para escoamento de produção do país vizinho.

As audiências serão realizadas dia 31 de maio em Sidrolândia, às 18h, no auditório do Sindicato Rural. Em Maracaju dia 01 de Junho, às 18h, na Câmara Municipal e no dia 02 de Junho em Ponta Porã, às 15h, também na Câmara Municipal.

Confira a entrevista do Programa Direto ao Assunto, da Rádio  Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) clicando aqui.



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