Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
31/10/2024 16h00min - Tecnologia
9 meses atrás

Número de lares urbanos com internet passou de 13% para 85% em 20 anos


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), apresenta um panorama do acesso à internet no Brasil. No ambiente urbano, 85% das residências têm acesso à internet, enquanto nas áreas rurais esse índice é de 74%. Em comparação com os dados de 2005, quando apenas 13% das residências urbanas estavam conectadas, o crescimento é substancial. Hoje, 86% dos habitantes urbanos acessaram a rede, totalizando 141 milhões de brasileiros online.

Apesar desse avanço, as desigualdades digitais permanecem visíveis. Entre as classes mais altas (classe A), 100% das residências estão conectadas, ao passo que nas classes D e E a taxa cai para 68%. Outro desafio é a qualidade do acesso: o indicador de “conectividade significativa”, que inclui fatores como velocidade e custo da conexão, mostra que apenas 22% dos brasileiros com mais de 10 anos contam com uma internet garantida garantida. Nas classes mais altas, essa qualidade chega a 73%, enquanto nas classes D e E, chega a apenas 3%.

O dispositivo mais utilizado para acessar a internet no Brasil é o celular, presente em 99% dos acessos. A TV também vem ganhando espaço, utilizada por 60% dos brasileiros para conexão, ultrapassando o computador, que registrou 40% este ano. Nas classes D e E, 86% dos usuários acessam exclusivamente pelo celular, enquanto apenas 13% utilizam celular e computador. O acesso pelo celular é mais comum entre mulheres (66%) e pessoas pretas e pardas (56% e 66%, respectivamente).

Habilidades digitais, como a verificação da veracidade de informações online e o uso de configurações de privacidade, também estão desigualmente distribuídas. Entre usuários com ensino superior, 80% verificam a veracidade das informações digitais, mas entre aqueles com ensino fundamental, essa prática é aplicada por apenas 31%. No total, 52% dos usuários de internet afirmaram realizar essa verificação, enquanto 58% dos com ensino superior fazem uso de configurações de privacidade para limitar o compartilhamento de dados, contra 18% dos com ensino fundamental.

O comércio eletrônico mantém-se forte, com 73 milhões de brasileiros comprando online em 2023, um aumento de 6 milhões em relação a 2022. A popularidade do Pix também cresceu, consolidando-se como o principal meio de pagamento digital, utilizado por 84% dos consumidores online, superando o cartão de crédito. Produtos como roupas, calçados e cosméticos estão entre os itens mais adquiridos, e o uso de redes sociais e vídeos online para publicidade reforçam o impacto do digital no comportamento de consumo dos brasileiros.

*Com informações : Agência Brasil



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.