Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
16/03/2024 08h30min - Mobilidade Urbana - Tecnologia
1 mês atrás

Novo trem movido por levitação magnética; veja vídeo

Tecnologia é da empresa italiana, IronLev, que fez testes em malhas ferroviárias próximas a Veneza

Imagem: IronLev ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A startup italiana IronLev  está lançando para o mercado um trem flutuante elétrico, que funciona com levitação magnética em malhas ferroviárias antigas. Além de conter a poluição do ar, o novo veículo também não emite ruídos, mesmo chegando a 70 km/h, e tem baixíssimo custo de manutenção, segundo a empresa.

A startup, que foi fundada em 2017, já realizou um teste com um protótipo do trem flutuante em uma cidade próxima a Veneza. Foi feita uma rota de 2 quilômetros e tudo correu como esperado, sem precisar de nenhuma adaptação na linha ferroviária.

Como o veículo é elétrico, o sistema pode oferecer viagens rápidas e que não poluam o meio ambiente. Na tecnologia desenvolvida pela IronLev, os veículos são deslocados sobre uma fina camada de ar, quase invisível a olho humano, devido ao magnetismo.

Lançamento do trem flutuante no mercado

A introdução do produto da IronLev no mercado ainda enfrenta obstáculos consideráveis, pois o veículo precisa passar por mais desenvolvimentos para suportar cargas pesadas e alcançar velocidades mais altas. Está previsto que o veículo atinja até 20 toneladas e uma velocidade de até 200 km/h.

Isso é evidenciado pelo fato de que, mesmo após várias décadas de pesquisa, apenas seis modelos de trens de levitação magnética estão operacionais em todo o mundo: três na China, dois na Coreia do Sul e um no Japão. A implementação desses sistemas é cara. Em Xangai, cerca de US$ 60 milhões (R$ 298 milhões) por cada 1,6 quilômetro, por exemplo. No entanto, a perspectiva de integração da tecnologia da IronLev em infraestruturas ferroviárias existentes pode levar a uma redução nos custos ao longo do tempo.

Assista o vídeo, publicado pela empresa:-   Tech video - Magnetic Levitation on a existing rail



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.