Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/04/2024 14h00min - Ciência
4 semanas atrás

Novo dispositivo robótico oferece tratamento neurológico menos invasivo


Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveram uma inovadora tecnologia robótica, denominada "manguito nervoso", com o intuito de revolucionar a análise dos nervos motores e sensoriais de forma menos invasiva. Esta nova abordagem, consistindo em uma fita eletrônica que envolve delicadamente as fibras nervosas, não apenas permite monitorar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos, como a epilepsia e a dor crônica, mas também representa um avanço significativo em relação aos dispositivos convencionais, que costumam ser volumosos e apresentar riscos aos pacientes.

A aplicação do "manguito nervoso" é feita por meio de uma agulha cirúrgica, e seu funcionamento baseia-se em pequenos impulsos elétricos que possibilitam o movimento controlado da fita até as fibras nervosas. Esse processo facilita enormemente o monitoramento dos nervos, tornando-o mais simples e seguro para os médicos, e menos ameaçador para os pacientes.

Os resultados promissores obtidos em testes realizados em ratos de laboratório indicam a viabilidade e eficácia dessa tecnologia. Os pesquisadores agora planejam conduzir mais experimentos em modelos animais antes de avançar para testes em humanos nos próximos anos. O objetivo futuro é criar dispositivos ainda mais avançados, capazes de movimentar-se pelo corpo e cérebro, visando aprimorar os tratamentos de diversas doenças neurológicas.

Detalhes da pesquisa foram publicados na Nature Materials.

 



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.