Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
13/10/2023 12h00min - Agronegócio
5 meses atrás

Novas tecnologias: monitoramento da umidade do solo pode auxiliar na produtividade

As recentes altas temperaturas no Brasil elevam as preocupações no agronegócio devido à redução das chuvas

Foto reprodução: Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Agência Brasil



As recentes altas temperaturas no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste , elevam as preocupações no agronegócio devido à redução das chuvas. Com máximas próximas a 40 °C, a umidade do solo torna-se uma questão importante. Felipe Reis, analista de safras da EarthDaily Agro, alerta para a seca intensa, principalmente em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Apesar das previsões de chuvas localizadas, a absorção de água pelo solo é limitada devido à terra extremamente seca de meses de estiagem. Reis destaca a importância do monitoramento contínuo das condições climáticas. Ele enfatiza que a umidade do solo está abaixo da média, apresentando um cenário semelhante ao observado em 2020 e 2021, resultando em plantio e colheita tardios, afetando a produção, especialmente do milho safrinha.

O uso de tecnologia, como o monitoramento detalhado de talhões, permite aos agricultores antecipar eventos climáticos. Reis sugere que os produtores ajustem seus cronogramas de plantio com base nas previsões, minimizando os riscos. Além disso, cooperativas e traders podem utilizar essas informações para estratégias logísticas mais eficientes diante das condições variáveis das safras.



•  

Agência Brasil
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.