3 anos atrás
Nova onda de Covid: volto a usar máscara? Preciso de 5ª dose? Tire essas e outras dúvidas
O aumento do número de casos no Brasil está sendo causado por duas novas subvariantes da Ômicron

Mais brasileiros estão testando positivo para a Covid-19 nas últimas semanas. Uma nova onda da doença, que veio junto de duas novas subvariantes da Ômicron, a BQ.1 e a XBB, já tem causado impacto na Europa, na China e nos Estados Unidos e, agora, começa a crescer no Brasil.
No sábado ( 5 ), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou um caso de Covid-19 provocado pela Ômicron BQ.1 na cidade. Nesta segunda-feira ( 7 ) o Rio Grande do Sul também registrou um caso da subvariante em Porto Alegre.
Conforme a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em 20 de outubro a variante foi encontrada no Amazonas, em um sequenciamento do vírus feito pela unidade amazonense da fundação.
As doses de reforço estão disponíveis nos postos de saúde, e o calendário de vacinação varia por estado. Em São Paulo, estão sendo aplicadas, neste momento, a terceira dose adicional contra a Covid-19 em imunossuprimidos com 18 anos ou mais (a quinta dose) e também na população geral, com idade igual ou superior a 40 anos, que tenha iniciado o esquema vacinal com Janssen.
Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, o estado "segue as orientações do PNI (Programa Nacional de Imunização) na campanha de vacinação contra a Covid-19 e distribui os imunizantes aos municípios em conformidade com o grupo etário vigente para aplicação e à medida que recebe as doses.
Os municípios foram orientados com relação aos critérios para vacinação, mas possuem autonomia para a execução e elaboração de estratégias em seus territórios". Em alguns locais do Brasil, já está sendo aplicada a quinta dose da vacina em um público mais amplo.
Fonte: R7
•