Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
14/02/2024 16h00min - Tecnologia
2 meses atrás

Nokia lança assistente de IA para trabalhadores industriais

Tecnologia emitirá, por exemplo, alertas sobre máquinas defeituosas, entre outras mensagens

Imagem: shutterstock/RistoH ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Nokia anunciou nesta quarta-feira (14) o lançamento de seu novo assistente de inteligência artificial (IA) dedicado a trabalhadores industriais. Chamada de MX Workmate, a tecnologia visa auxiliar operários a partir de mensagens baseadas em dados e tempo real, com avisos sobre máquinas defeituosas e melhor forma de aumentar a produção, por exemplo. 

De acordo com a Nokia, o MX Workmate expandirá a tecnologia de comunicação existente da companhia usada por clientes industriais, aproveitando modelos generativos de linguagem grande (LLMs) de IA para escrever textos semelhantes aos humanos; À Reuters, Stephane Daeuble, chefe de marketing de soluções empresariais da Nokia, explicou que, em suma, a ferramenta dará avisos antecipados sobre falhas de máquinas, juntamente com ações recomendadas para reparos, soluções para aumentar a qualidade e as taxas de produção, além de orientações para evitar acidentes em fábricas; Vale lembrar que a Nokia já fornece tecnologia 4G e 5G em suas instalações, permitindo comunicações internas e ajudando diversas empresas industriais a conectarem-se a dados de sensores de máquinas; O novo assistente de IA da empresa chega enquanto o mercado industrial enfrenta escassez de pessoal qualificado; O MX Workmate ainda passará por alguns testes e ajustes adequados antes de começar a funcionar em todos os setores da Nokia; A tecnologia deve ser oficialmente apresentada ao mercado no Mobile World Congress, em Barcelona, no final de fevereiro. 

"A ideia é que tenhamos um assistente que ajude o trabalhador a entender todos esses dados." 

Stephane Daeuble, chefe de marketing de soluções empresariais da Nokia, à Reuters. 

Segundo Daeuble, a ferramenta da Nokia está consoante aos regulamentos de tecnologia operacional (TO), mas há ressalvas, principalmente no que diz respeito a confiança dos funcionários no recurso. Assim, inicialmente, o sistema contará com uma pessoa validando os prompts de IA."Precisa ser precisa, clara e correta. E precisa ser rastreável e moderada. Talvez um ano, um ano e meio, antes de vermos a primeira implementação real."As primeiras versões do MX Workmate serão apresentadas no MWC Barcelona 2024 (Mobile World Congress), evento europeu dedicado a temas como aceleração do 5G, tecnologia imersiva como um novo hábito de consumo, inteligência artificial, e tudo que permeia o mercado tech atualmente. O congresso ocorre de 26 a 29 de fevereiro.

*Fonte: Olhar Digital / Reuters



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.