4h atrás
Nobel de Medicina 2025 premia três pesquisadores do sistema imunológico

Os cientistas Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell (EUA) e Shimon Sakaguchi (Japão) receberam o Prêmio Nobel de Medicina 2025 por suas pesquisas sobre o controle do sistema imunológico, anunciou o júri nesta segunda-feira ( 6 ).
Eles foram premiados por suas descobertas sobre a tolerância imunológica periférica, que explicam como o corpo evita que o sistema imunológico ataque os próprios órgãos.
Segundo o comitê do Nobel, essas pesquisas abriram caminho para um novo campo de estudo e estimularam o desenvolvimento de novos tratamentos para câncer e doenças autoimunes. Os laureados identificaram as células T reguladoras, conhecidas como “guardiãs” do sistema imunológico.
O prêmio inclui medalha de ouro, diploma e 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,4 milhões). No ano passado, a distinção foi para os americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun, pela descoberta dos microRNAs, moléculas de RNA que regulam a atividade genética.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.