12h atrás
Nobel de Economia: trio vencedor explicou crescimento econômico impulsionado pela inovação

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta segunda-feira (13) os vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2025: Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt. O trio foi reconhecido por estudos que explicam o crescimento econômico sustentado impulsionado pela inovação.
O prêmio será dividido em 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,4 milhões), sendo metade destinada a Mokyr e a outra parte compartilhada entre Aghion e Howitt. Segundo a Academia, os pesquisadores mostraram como a inovação é essencial para o progresso e para a superação da pobreza.
Joel Mokyr, holandês e professor na Universidade Northwestern (EUA), foi premiado por identificar os mecanismos tecnológicos que sustentam o crescimento econômico. Ele também destacou a importância de uma sociedade aberta a novas ideias para promover avanços.
Philippe Aghion, francês, e Peter Howitt, canadense, desenvolveram um modelo matemático sobre a destruição criativa — processo em que novas tecnologias substituem modelos ultrapassados. A pesquisa alerta para os impactos negativos sobre quem não acompanha o progresso.
O Nobel de Economia foi criado em 1968 e é concedido pelo Banco Central da Suécia. Em 2024, o prêmio foi para Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson, por estudos sobre desigualdade entre nações.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.