9h atrás
Nobel da Paz é concedido à venezuelana María Corina Machado

A líder opositora da Venezuela, María Corina Machado, recebeu nesta sexta-feira (10) o Prêmio Nobel da Paz, concedido pelo Comitê Norueguês do Nobel, em reconhecimento à sua “incansável defesa da democracia” diante do “brutal governo de Nicolás Maduro”. Surpresa com o anúncio, Machado afirmou estar “chocada” e disse não acreditar na premiação.
Segundo o comitê, a decisão homenageia seu trabalho pela promoção dos direitos democráticos e por uma transição pacífica para a democracia na Venezuela. O presidente do Comitê, Jorgen Watne Frydnes, destacou sua coragem e papel unificador na oposição, mesmo vivendo sob ameaças e na clandestinidade.
O Nobel ressalta o contraste entre a trajetória de Machado e a crise política e humanitária enfrentada pelo país, que passou de uma nação próspera a um regime autoritário. Engenheira de 58 anos e mãe de três filhos, ela foi impedida de disputar as últimas eleições e substituída por Edmundo González Urrutia, atualmente exilado na Espanha.
Em setembro, Machado declarou apoio à presença militar dos Estados Unidos no Caribe, vista por Maduro como uma ameaça. Para ela, o país está “pronto para retomar a democracia e a soberania”, enquanto o governo chavista acusa Washington de promover uma “guerra não declarada” sob o pretexto de combate ao narcotráfico.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.