Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
30/01/2024 13h00min - Ciência
5 meses atrás

Neuralink faz 1º implante de chip cerebral em humano


Imagem ilustrativa : Canva  ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Neuralink realizou com sucesso seu primeiro implante cerebral em um humano no domingo (28), conforme anunciado por Elon Musk. 

O objetivo do implante é auxiliar pessoas com paralisia, como a tetraplegia, permitindo que controlem dispositivos eletrônicos por meio do pensamento. O teste, aprovado pela FDA em maio de 2023, será realizado ao longo de seis anos, focando na segurança do implante, do robô cirúrgico e do software associado. 

A empresa não divulgou detalhes sobre o estado do paciente. Neuralink enfrentou investigações minuciosas anteriores, incluindo questões de segurança e violações de regulamentos, além de acusações de maus-tratos a animais em 2022, que Musk negou, afirmando que nenhum macaco morreu como resultado dos implantes.

Detalhes sobre o assunto apontam,  que o objetivo do implante da Neuralink é ajudar pessoas com algum tipo de paralisia, como a tetraplegia; 

A chamado de Telepathy (Telepatia), ele é instalado por um robô em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento, permitindo que humanos consigam controlar eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento; A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de saúde dos EUA, aprovou o teste do método em maio de 2023 — quatro meses depois, a empresa abriu as inscrições para voluntários; Esse teste inicial, denominado estudo Prime, terá duração de seis anos, com avaliação periódica dos pacientes; Por ora, a empresa irá avaliar a segurança do implante e do robô que fez o procedimento cirúrgico. Segundo Elon Musk, dono da empresa, paciente passa bem e resultados iniciais são promissores. 


•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.