Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/07/2023 19h00min - Tecnologia
8 meses atrás

Nesta quarta-feria (26) será lançado o Maior satélite de comunicações do mundo

O Júpiter 3 será lançado em um foguete Falcon Heavy, da SpaceX

Imagem: Maxar Technologies ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A SpaceX vai lançar nesta quarta-feira (26) o maior satélite de comunicações comerciais do mundo. O Júpiter 3, da Hughes Network Systems, foi desenvolvido pela Maxar Technologies e vai se juntar a uma frota de satélites que já está em órbita e que fornece serviços de internet banda larga para as Américas do Norte e do Sul.

Lançamento

O Júpiter 3 será lançado em um foguete Falcon Heavy da SpaceX.

O satélite tem a envergadura de uma asa de um avião comercial, de 40 a 50 metros.

A decolagem acontecerá do Complexo de Lançamento-39A, no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida.

Este será o sétimo lançamento do foguete triplo impulsionador da SpaceX.

Após o lançamento, serão necessárias algumas semanas para colocar o satélite na órbita correta e realizar testes de funcionamento, antes de o equipamento efetivamente entrar em operação.

Aumento dos serviços de conectividade

Após entrar em funcionamento, o Júpiter 3 dobrará as capacidades de taxa de dados existentes da frota Hughes.

O satélite suportará serviços como Wi-Fi a bordo e planos de internet de baixa latência para aumentar o uso de Wi-Fi doméstico com outras tecnologias sem fio.

“Dobrando a capacidade de nossa frota de satélites com 500 Gbps adicionais, o Jupiter 3 nos permitirá atender a mais clientes, especialmente onde o cabo e a fibra não podem, para que eles possam fazer tudo o que quiserem, incluindo trabalhar em casa, estudar e jogar online, envolver-se em suas comunidades e manter contato com familiares e amigos”, afirmou, em nota, Hamid Akhavan, CEO da EchoStar, controladora da Hughes.

Segundo a Maxar, ele apresenta uma arquitetura tecnológica atualizada que permitiu a miniaturização da eletrônica do satélite, a inclusão de amplificadores de estado sólido e uma eficiência aumentada para suas antenas.

Com informações de Space.com



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.