7 meses atrás
NASA anuncia desativação da Estação Espacial Internacional em 2030
NASA se prepara para “derrubar” Estação Espacial Internacional no oceano
As operações na Estação Espacial Internacional continuarão até 2030; no ano seguinte, a estrutura será "derrubada" no Oceano Pacífico
A Estação Espacial Internacional (ISS) tem sido um lar para humanos no espaço desde os anos 2000, mas está programada para ser desativada em 2030. No ano seguinte, a ISS será desorbita e "derrubada" em uma área remota do Oceano Pacífico conhecida como Ponto Nemo. A NASA anunciou que a SpaceX, de Elon Musk, foi escolhida para desenvolver o veículo Deorbit necessário para a desorbitação, com um contrato de aproximadamente US$ 843 milhões. Embora a NASA conduza todas as operações, a construção do veículo ficará a cargo da SpaceX.
A ISS, lançada em 1998, é um projeto conjunto de cinco agências espaciais e tem servido como um laboratório de microgravidade para mais de três mil projetos de pesquisa. Ao longo dos anos, a estação começou a apresentar vazamentos. Enquanto muitas partes da ISS podem ser reparadas ou substituídas em órbita, os módulos tripulados e estruturas principais não são passíveis de tais reparos.
A constante acoplagem e desacoplagem de espaçonaves tem gerado tensões na estrutura da ISS, algo previsto na estimativa original de uma vida útil de 30 anos. Devido a esses fatores, a NASA determinou que é necessário planejar a aposentadoria da estação espacial. O desmantelamento da ISS marca o fim de uma era de exploração espacial e pesquisa científica colaborativa, preparando o terreno para futuras inovações e missões espaciais.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.