5 meses atrás
Na contramão do país, MS registra queda de vendas no comércio
A data do Dia das Mães, celebrada no segundo domingo de maio, é tradicionalmente vista como um período de aumento nas vendas para o comércio varejista, especialmente em setores como floriculturas, perfumarias, vestuário e restaurantes. No entanto, em 2024, nem mesmo essa celebração conseguiu impulsionar o comércio em Mato Grosso do Sul (MS).
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11), o volume de vendas no varejo do Estado caiu 1,4% em maio em comparação com o mês anterior, contrastando com o aumento de 1,2% registrado no restante do país no mesmo período.
Por outro lado, comparado ao mesmo período do ano passado, o comércio varejista registrou um aumento de 9,3% no volume de vendas, marcando o nono ano consecutivo de resultados positivos. O acumulado no ano atingiu 9,0%, enquanto nos últimos 12 meses o crescimento foi de 4,4%.
No segmento expandido do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motocicletas, peças, materiais de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve uma queda de 1,0% em maio.
Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, Mato Grosso do Sul apresentou um aumento de 4,1% no volume de vendas. No acumulado de 12 meses, houve uma variação negativa de 7,2%, impactando também o acumulado no ano, que foi de -0,8%.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.