Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/12/2023 19h00min - Saúde
7 meses atrás

Música para dormir: benefícios e recomendações

Dificuldade para pegar no sono? Relaxe e confira uma seleção infalível de músicas para dormir

Unsplash ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Ouvir música para dormir é uma solução simples e prática para combater a insônia. Se alguns estímulos sonoros podem prejudicar a qualidade do sono, uma seleção bem-feita de músicas pode ter o efeito contrário. Isso porque a música atua no sistema nervoso parassimpático, acalmando e diminuindo o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos.

Se você sofre com a insônia e tem dificuldade para relaxar e entrar em sono profundo na hora de dormir, saiba que não está sozinho. O Ministério da Saúde aponta que a insônia afeta 40% dos brasileiros e quase metade da população mundial. As músicas para dormir, no entanto, podem ser grandes aliadas no combate a esse problema.

Ansiedade, alimentação inadequada, estresse, problemas de saúde e outros males podem prejudicar – e muito! – a qualidade do sono. E nem sempre estamos dispostos a procurar um especialista para solucionar a questão. Por isso, preparamos dicas de músicas para dormir que podem ajudá-lo a melhorar sua relação com o travesseiro.

Qual é a música mais relaxante para dormir?

Um estudo da revista PLOS ONE  indicou gêneros e até os artistas mais citados por pessoas que ouvem músicas para dormir. Entre os gêneros musicais destacam-se acústico, música ambiente, house, meditação, indie e instrumental. Já Johann Sebastian Bach foi o artista mais mencionado, seguido por Ed Sheeran, Mozart, Brian Eno, Coldplay e Chopin.

Qual é a música que faz todo mundo dormir?

Outra pesquisa, realizada pela MindLab International, revelou que a música “Weightless”, de Marconi Union, é infalível para pegar no sono, sendo capaz de reduzir em até 65% a ansiedade dos participantes, ajudando-os a dormir. O autor principal do estudo, Dr. David Lewis-Hodgson, chegou a alertar que o efeito de “Weightless” sobre o sono era tão profundo que poderia ser perigoso ouvir essa música ao dirigir.

Qual é a frequência que acalma?

Existem, também, uma horda de ruídos “coloridos”, que foram popularizados como benéficos à saúde e à qualidade do sono, como o ruído rosa e o ruído marrom. No entanto, o branco  é o mais popular da categoria, com diversas afirmações sobre seus efeitos nos seres humanos.

O ruído branco é um tipo de som que contém todas as frequências do espectro de som (entre 20 e 20 mil hertz) que podem ser escutadas pelo ouvido humano. Ele pode ser visto como a combinação de 20 mil sons tocados ao mesmo tempo e na mesma intensidade ou amplitude, muitas vezes criando ruídos descritos como “estáticos”, possivelmente se igualando aos barulhos executados por ventiladores, aspiradores de pó e outros aparelhos eletrônicos. 



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.