Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
11/07/2024 11h30min - Entretenimento
3 dias atrás

Museu do Futebol reabre com espaço a Pelé e ao futebol feminino


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Museu do Futebol reabre nesta sexta-feira (12), após reformas que o tornaram mais inclusivo e diversificado, destacando a importância do futebol na cultura brasileira e abordando temas como racismo e o protagonismo das mulheres. Agora, o museu conta com novas salas, mais recursos de acessibilidade e um espaço especial dedicado a Pelé. Na entrada, Pelé continua dando as boas-vindas, enquanto Marta, jogadora brasileira seis vezes eleita a melhor do mundo, se despede dos visitantes na última sala, falando em português, inglês, espanhol e libras.

O objetivo do novo museu é modernizar e ampliar a representatividade, destacando também o futebol feminino e discutindo questões sociais cruciais. Segundo o curador Marcelo Duarte, o museu pretende refletir um futebol mais inclusivo e relevante para o mundo contemporâneo. Marília Bonas, diretora técnica e curadora, reforça a importância de abordar temas como racismo e xenofobia, promovendo um diálogo educativo e empático entre o futebol e a sociedade.

Localizado no Mercado Livre Arena Pacaembu, o museu é um dos mais visitados de São Paulo, recebendo mais de 675 mil visitantes entre 2022 e 2023. 

A renovação do museu começou em novembro de 2023 e envolveu um investimento de R$ 15,8 milhões, coordenado pelos curadores Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. A direção artística ficou a cargo de Daniela Thomas e Felipe Tassara, com comunicação visual de Jair de Souza. 

O novo museu pretende aprofundar temáticas contemporâneas, incluindo a presença do povo brasileiro anônimo e do futebol feminino, elevando a Sala Pelé a um destaque significativo.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.