Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
09/11/2023 10h00min - Geral
7 meses atrás

MT: primeiro mês de piracema bate recorde de apreensão de pescado ilegal

Em outubro foram apreendidos 302 kg de pescado. O número é 1312,6% superior no comparativo com o mesmo período de 2022

Foto reprodução: Secom MT ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Durante o primeiro mês do defeso da piracema em Mato Grosso, foram apreendidos 302 kg de pescado e mais de 600 peixes foram devolvidos aos rios do estado. Isso representa um aumento de 1312,6% em relação ao ano anterior, onde foram apreendidos apenas 21,4 kg de pescado. Além disso, seis pessoas foram conduzidas a uma delegacia especializada e as multas aplicadas chegaram a R$ 110 mil. 

De acordo com o coordenador de fiscalização de fauna da Sema-MT, Alan Assis Silveira, todos materiais apreendidos durante as operações de fiscalização são doados.

“Quando esse material é apreendido, principalmente quando é atuado, é encaminhado até a delegacia de polícia para que seja feita a entrega do pescado e o material. Esse material é periciado e após é liberado para doação. Em geral, esse pescado apreendido é doado a instituições beneficentes, como lar dos idosos, creches, escolas e instituições independentes que fazem o cadastro para receber esse pescado”, explica

Durante o período da piracema, a pesca comercial e esportiva é proibida para proteger o período reprodutivo dos peixes. Apenas a pesca de subsistência praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar é permitida.

Os ribeirinhos possuem uma cota diária de 3 kg ou um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e a comercialização da pesca de subsistência também ficam proibidos.

A pesca de caráter científico também está permitida desde que seja previamente autorizada pelo órgão ambiental competente. 

*Com informações : Brasil 61



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.