Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/01/2026 11h01min - Meio Ambiente
23h atrás

MS reforça planejamento contra o fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros no combate a focos no Pantanal


Foto de capa: Bruno Rezende/Secom/Arquivo ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Mato Grosso do Sul mantém ações permanentes de prevenção, monitoramento e combate a incêndios no Pantanal, coordenadas pelo Governo do Estado. Recentemente, foi identificado aumento de focos de fogo na região, incluindo um incêndio próximo ao Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro e outros registros no Nabileque e no norte de Corumbá, nas proximidades do Rio Paraguai.

A combinação entre vegetação densa, já recuperada dos incêndios de 2024, e o período prolongado de baixa incidência de chuvas acende o alerta para 2026. Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros atua diretamente no combate às chamas e intensifica o planejamento conjunto com órgãos estaduais e federais.

Segundo o subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, major Eduardo Rachid Teixeira, os focos têm se apresentado com maior intensidade neste início de ano. Ele explica que equipes da unidade de Corumbá já estão mobilizadas para garantir capacidade de resposta rápida nas áreas atingidas.

Além da atuação em campo, a corporação mantém uma frente dedicada ao planejamento estratégico, com foco na organização de ações futuras e no fortalecimento da integração com órgãos ambientais. Em janeiro, entre os dias 1º e 26, foram detectados 69 focos ativos no Pantanal, contra 34 no mesmo período do ano passado, conforme dados do BDQueimadas.

O combate conta ainda com apoio aéreo, incluindo a aeronave Air Tractor, utilizada em sobrevoos para identificação de focos e direcionamento das equipes em solo, especialmente na região do Morro do Azeite. As ações fazem parte de um trabalho contínuo iniciado após 2024, quando o Estado enfrentou a pior temporada de incêndios de sua história.

Os investimentos em logística, tecnologia, capacitação e implantação de bases avançadas no Pantanal resultaram em avanços significativos em 2025, considerado o melhor ano da série histórica iniciada em 1998. Foram registrados 1.844 focos de calor e 202.678 hectares queimados, números muito inferiores aos de 2024. Segundo o Corpo de Bombeiros, as estratégias seguem em 2026 com o objetivo de repetir os resultados positivos durante o período mais crítico da seca.

*Com informações:  Comunicação Bombeiros



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.