23h atrás
MS apresenta Rota Bioceânica na Japan House em SP e impressiona com oportunidades de negócios

Empresários e investidores do Brasil e do Japão participaram, nesta segunda-feira (22), de uma palestra na Japan House São Paulo sobre os potenciais da Rota Bioceânica. O evento, promovido pelo Consulado-Geral do Japão, Governo de Mato Grosso do Sul e pela própria instituição, abordou oportunidades comerciais entre o Brasil e o mercado asiático.
O governador Eduardo Riedel apresentou a estratégia de Mato Grosso do Sul para o cenário global, destacando temas como segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade. Ele também ressaltou o crescimento da indústria de transformação no Estado e os indicadores sociais positivos, como a baixa taxa de desocupação e extrema pobreza.
Riedel classificou o Estado como uma potência agroambiental, com destaque para os 1,7 milhão de hectares de florestas plantadas e uma balança comercial anual de US$ 9,9 bilhões, impulsionada pelos setores de soja, florestal e carnes.
Entre as iniciativas sustentáveis, o governador mencionou o Pacto Pantanal, que prevê R$ 1,4 bilhão em investimentos até 2030, e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, com foco na preservação do bioma e melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
A Rota Bioceânica, segundo Riedel, ligará o Brasil aos portos chilenos via Paraguai e Argentina, oferecendo vantagens logísticas e redução de até 17 dias no transporte de cargas para o mercado asiático. O corredor será voltado a produtos conteinerizados, com estrutura de segurança e controle.
O evento contou com a presença de autoridades como o presidente da Japan House, Carlos Roza, o cônsul-geral Toru Shimizu, o chefe da Assessoria Internacional do Governo de São Paulo, Samo Tossati, e o deputado Roberto Hashioka, reforçando o interesse internacional na integração comercial promovida pela Rota Bioceânica.
*Com informações: Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
•