Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/03/2023 15h00min - Meio Ambiente
3 anos atrás

Moda sustentável: entenda o que é, impactos e importância para o meio ambiente

A moda que foca em uma produção e consumo de menor impacto no meio ambiente e nas pessoas

Foto reprodução: Projeto Colibri ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Você sabe a origem e o destino de todas as peças de roupa que você usa? A moda sustentável é a área desse setor que se preocupa em pensar em soluções mais responsáveis social e ambientalmente para todo o ciclo de vida de uma roupa.

A partir daí, a grande produção de resíduos têxteis, os danos à natureza e a exploração de mão de obra barata passam a ser encarados como problemas nessa produção.

Por isso, surge essa filosofia que se baseia em conceitos como slow fashion e eco-friendly.

Mas o que significa uma moda sustentável? Quais são os benefícios da moda sustentável no meio ambiente? E quais são os exemplos dessa prática no dia a dia? Entenda os próximos tópicos.

O que é moda sustentável?

A moda sustentável é um termo usado para descrever uma abordagem que leva em consideração o impacto ambiental, social e econômico da produção de roupas, acessórios e calçados.

Seu objetivo é minimizar o desperdício e a poluição, bem como promover práticas éticas na indústria.

Ao mesmo tempo, a sustentabilidade na moda também defende que ela seja mais durável e atemporal, sem encorajar o consumo excessivo de roupas descartáveis.

A proposta aqui é incentivar uma moda mais consciente e responsável, que valorize a qualidade, a durabilidade e a beleza intemporal das roupas. Como prática, então, ela costuma incluir diversas práticas, por exemplo:

preferência por materiais reciclados ou orgânicos;escolha de processos de fabricação mais eficientes em termos de energia e água;adoção de práticas justas de comércio justo para trabalhadores da indústria da moda.

Pessoas que defendem essa ideia costumam procurar consumir empresas e organizações que tenham esses valores dentro do modelo de produção.

Quando surgiu?

Embora não seja um evento de um ano específico, essa ideia não é tão nova: práticas sustentáveis nesse setor remontam desde os anos 60.

Um dos grandes fatores para isso foi o movimento hippie, que defendia o meio ambiente e a comunidade e, como efeito disso, uma moda mais limpa e preocupada com os aspectos ambientais e sociais.

Nos anos 2000, novos movimentos de sustentabilidade na moda começaram a surgir como parte do desenvolvimento da moda sustentável.

Esse debate ganhou mais força a partir dos anos 2010, quando se tornou cada vez mais evidente o impacto negativo da moda rápida e do consumo excessivo de roupas.

Como as matérias-primas são escolhidas na moda sustentável?

Na moda sustentável, a escolha das matérias-primas é fundamental para garantir que o impacto ambiental e social da produção de roupas seja minimizado.

A escolha das matérias-primas se baseia em vários critérios, incluindo a sustentabilidade do material em si, a forma como é produzido e a disponibilidade do material.

Por exemplo, as empresas devem optar por fibras biodegradáveis e sem o uso de pesticidas ou outros produtos tóxicos.

Além disso, materiais orgânicos como o algodão, o linho, o cânhamo e a seda, que são cultivados sem o uso de pesticidas e herbicidas prejudiciais ao meio ambiente são opções mais adequadas.

Já o uso de tecidos sintéticos — como poliéster e viscose — necessitam de uma grande quantidade de produtos químicos na confecção. Outras escolhas, em relação à matéria-prima, que também podem fazer sentido nesse tipo de moda são:

materiais reciclados: o poliéster reciclado, que é feito a partir de garrafas PET recicladas, e o nylon reciclado, que é feito a partir de redes de pesca recicladas, podem ser mais interessantes;materiais de baixo impacto: o Tencel, feito partir de madeira de reflorestamento e é altamente biodegradável, e o modal, que é produzido a partir de polpa de madeira certificada e é altamente durável também são alternativas com menos efeitos abrasivos ao meio ambiente.Como tornar a moda sustentável?

A partir de práticas sustentáveis, como:escolha de materiais ecológicos, tais como fibras naturais e recicladas;

escolha de materiais ecológicos, tais como fibras naturais e recicladas;adoção de processos de produção responsáveis, tais como a utilização de corantes naturais;preferência por fornecedores éticos que adotem práticas conscientes em todas as fases da produção, desde a colheita responsável até a venda de roupas sustentáveis.Fonte: CNN Brasil



•