Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/01/2024 20h00min - Ciência e Espaço
4 meses atrás

Missão japonesa viverá momentos de terror ao pousar na Lua

O SLIM deverá chegar na superfície da Lua na sexta-feira e pode revolucionar a formar como aterrissagens espaciais são realizadas

Ilustração da sonda SLIM (Crédito: JAXA) ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) está se preparando para o pouso do módulo de pouso Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) na Lua na sexta-feira, 20 de janeiro de 2024. Se bem-sucedido, o Japão se tornará o quinto país a pousar suavemente no satélite.

O pouso está previsto para ocorrer às 12h20 do horário de Brasília. A descida terá início às 12h e será transmitida ao vivo pelo YouTube.

O SLIM foi projetado para demonstrar a capacidade de pousar com precisão em um local específico, mesmo em terrenos rochosos e traiçoeiros. O módulo tem como alvo uma área com apenas 100 metros de diâmetro, o que é muito menor do que a zona de pouso de outros módulos lunares, como o Peregrine da Astrobotic Technology, que tinha uma zona de pouso de quilômetros de diâmetro.

A precisão do SLIM se deve a uma tecnologia de visão que a JAXA chama de “olhos inteligentes”. Enquanto a sonda se aproxima da superfície, ela faz capturas comparadas com mapas esboçados por satélites lunares. Essas imagens permitem que o módulo identifique sua localização e ajuste sua trajetória para o pouso.

O SLIM foi lançado em 7 de setembro de 2023, junto do satélite XRISM, uma parceria da NASA e da JAXA. A espaçonave chegou à órbita lunar no Natal de 2023.

O pouso do SLIM acontecerá numa cratera de impacto chamada de Shioli, em uma planície conhecida como Mar do Néctar. No local, a sonda irá investigar a composição das rochas, o que permitirá que os pesquisadores investiguem a origem da Lua.

Caso o SLIM perca a janela de pouso na sexta-feira, ele terá outra oportunidade de pouso no dia 16 de fevereiro.

Pontos principais:

A JAXA está se preparando para o pouso do módulo de pouso SLIM na Lua na sexta-feira, 20 de janeiro de 2024.Se bem-sucedido, o Japão se tornará o quinto país a pousar suavemente no satélite.O SLIM foi projetado para pousar com precisão em um local específico, mesmo em terrenos rochosos.O pouso acontecerá numa cratera de impacto chamada de Shioli, em uma planície conhecida como Mar do Néctar.Caso o SLIM perca a janela de pouso na sexta-feira, ele terá outra oportunidade no dia 16 de fevereiro."Uma análise mais detalhada desses minerais poderia revelar informações sobre a estrutura e formação do interior da Lua. No entanto, os locais de material ejetado da cratera são geralmente evitados devido à dificuldade de pousar dentro de uma pequena área espalhada por material ejetado nas laterais inclinadas ao redor de uma cratera."

JAXA, em comunicado



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.