Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/02/2024 15h30min - Ciência e Espaço
2 meses atrás

Missão espacial dos Estados Unidos será interrompida cinco dias após pouso na Lua


Reprodução/Twitter @Int_Machines ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



A empresa norte-americana Intuitive Machines informou, nesta segunda-feira (26), que vai interromper a missão espacial IM-1, pois o módulo lunar tombou em uma rocha na Lua, o que gerou falha de comunicação. Os pesquisadores estimam que o contato com a sonda Odysseus termine nesta terça-feira (27).

O retorno dos Estados Unidos à Lua após 50 anos aconteceu na última quinta-feira (22), pouco depois de os controladores tentarem corrigir um problema de navegação que havia sido identificado.

Mesmo com os controladores terem conseguido pousar o módulo, a sonda tombou em uma rocha, o que trouxe problemas no envio de dados, já que duas antenas da sonda ficaram apontadas para baixo.

A expectativa da Nasa era a de que o módulo operasse por um período de sete a 10 dias. A sonda deveria recolher dados sobre o ambiente lunar em uma preparação para o envio de uma missão tripulada à Lua prevista para acontecer até 2026.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.