Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
19/09/2023 16h30min - Educação
10 meses atrás

Ministro da Educação confirma que não haverá mudança no Enem nos próximos anos

A decisão, no entanto, não foi bem-recebida por parte dos estudantes, principalmente entre os que estão rede pública de ensino

Foto reprodução: Facebook /Camilo Santana ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou nesta terça-feira (19) que não haverá mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.

Por outro lado, sobre a reforma do ensino médio, Santana disse que deve ser enviado ao Congresso, ainda neste mês, um projeto de lei propondo mudanças no modelo, que está em seu segundo ano de vigência.

Havia expectativa de que a prova de 2024 fosse em um formato diferente, alinhado com o Novo Ensino Médio (NEM), que trouxe mudanças na grade curricular e oferta de disciplinas optativas.

Porém, com as duras críticas ao novo formato de ensino nas escolas brasileiras, as alterações no Enem acabaram suspensas temporariamente. A decisão, no entanto, não foi bem-recebida por parte dos estudantes,e entre os que estão rede pública de ensino.

O argumento deles é que, com a atual carga horária reduzida de disciplinas tradicionais (como física, química ou história) no Novo Ensino Médio, eles apresentarão defasagens nos conhecimentos gerais exigidos pelo Enem no modelo tradicional, que agora será mantido em 2024.

“Não vamos mudar o Enem nos próximos anos. Nem agora, nem em 2024”, apontou Camilo Santana.

O ministro afirmou ainda que a discussão sobre o formato do Enem acontecerá com o debate do próximo Plano Nacional de Educação (PNE). Essa lei é revista a cada 10 anos para definir metas e diretrizes para o setor, mas o envio do projeto ao Legislativo está atrasado.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.